A sociedade do espetáculo se trata de uma crítica ao mundo consumista e capitalista. Com a evolução dos sistemas de produção em massa e a extrema utilização das mídias, os valores humanos acabaram por ser banalizados diante da sociedade. Não existe uma vida social em si, mas sim uma representação desta. A sociedade esta inseria dentro de imagens, e imagens estas que não são questionadas pela própria sociedade, sendo assim existe uma estagnação por meio da população em questionar os fatos ao seu redor que acabam sendo simplesmente aceitos pelas pessoas.
O espetáculo em sua mais simples definição é a representação de algo. A representação da sociedade, onde dentro desta representação existem incontáveis representações que a compõem. A representação de nossas atividades sociais promove um processo de extinção dessas atividades no mundo real, onde nossos valores são medidos pela quantidade de bens matérias que possuímos e isso acaba criando um mundo ilusório onde as pessoas são induzidas ao consumismo.
Diante de todas as informações e imagens que nos são apresentadas a sociedade acaba se mostrando inerte em questioná-las, causando assim a extinção do pensamento critico e uma total alienação da sociedade.